quarta-feira, 11 de abril de 2018

A HOMENAGEM A UMA PIONEIRA DA AVIAÇÃO EM PORTUGAL

Caudron G.3



A primeira mulher portuguesa e tirar o brevet da aviaçãoA tentação do ar.

A mulher que na mitologia grega disputava a Neptuno o império dos mares, quis também na realidade da vida prática assenhorar-se também do poderio dos ares de parceria com o homem.
Todos os povos, todas as nações têm já as suas deusas de asas a ruflar no azul diáfano e transparente do céu.
As mulheres entretêm-se na plenitude da vida, após o período da adolescência, a desvendar os segredos do espaço, devassando-o, em todos os sentidos, cruzando-o transpondo-o de continente em continente, com uma audácia que que nos espanta.
Pretende assim corporizar reminiscências de algum conto de fadas que uma avó carinhosa lhe contou, numa noite invernosa, ao canto da lareira, com dragões alados que expeliam fogo, e varinha de condão de fadas boazinhas. Pretendia-se sobretudo imprimir um carácter real aos sonhos que atormentaram a sua infância despreocupada.
A mulher aviadora foi a mais sublime criação do homem. Sim porque foi o homem, que lhe emprestou as asas, o vigor e energia, que a amparou e auxiliou nos transes difíceis, que que a acompanhou e lhe serviu de apoio, que lhe ensinou a tracejar no azul do caminho que ele já havia percorrido, e teve a iniciativa, enfim, de lhe seguir os passos.
Desde Ícaro a Santos Drummond, desde Dido a Gago Coutinho, Sacadura Cabral e Sarmento Beires. Foi ele, o homem que lhe deu a audácia. E a mulher, fraca e até frágil e tímida, adquiriu arrojo, abnegação, pela vida e tornou-se vencedora dos elementos e fez-se aviadora.
Não podia fugir à regra a mulher portuguesa, e seguiu o exemplo das seus semelhantes de outros países.
Assim é que Portugal se pode orgulhar de ser um dos países que contribuiu também com uma quota parte do seu património físico para um batalhão ousado de conquistadoras do ar.
Obteve o seu brevet de pilotagem no dia 6 de Dezembro de 1923 com um avião Caudron G3, na Escola Militar de Aeronáutica (então a funcionar na Granja do Marquês em Sintra). 
Foi seu instructor o então capitão piloto aviador Craveiro Lopes que mais tarde viria a ser Presidente da República
Maria de Lourdes Sá Teixeira, a primeira mulher portuguesa a obter o brevet de aviadora e é merecedora de toda a nossa homenagem pelo caminho naquela época trilhado.
Nasceu a 19 de Outubro de 1907
Faleceu a 19 de Julho de 1984

Anibal de Oliveira
AO

Sem comentários:

Enviar um comentário