terça-feira, 6 de março de 2018

LISBOA DESDE ANTES DE CRISTO

Os Fenícios, os Cartagineses, os Romanos e a Lisboa A.C.

Depois de Atenas, Lisboa é a mais antiga das capitais da União Europeia. 
A fundação de Roma, por exemplo, ocorreu 4 séculos depois e a de Madrid apenas no séc. IX D.C. 
Antiga bandeira Fenícia
Por milhares de anos Lisboa foi o último “porto seguro” da Europa e das Civilizações do Mediterrâneo, constituindo-se na divisa entre o mundo conhecido e um mar imenso que aterrorizava os mais ousados navegantes.
A Fenícia, uma das principais das Civilizações Antigas, tinha o seu território espalhado ao longo das regiões litorâneas de quatro países actuais: Tunísia, Síria, Líbano e o norte de Israel. A Civilização Fenícia caracterizou-se por ter desenvolvido uma cultura mercantil marítima extremamente empreendedora, que abrangeu todo o Mediterrâneo entre 1.500 A.C. e 300 A.C..

A Fenícia foi a primeira sociedade a fazer uso extenso do alfabeto fonético de forma oficial, que é tido como o ancestral de todos os alfabetos modernos, embora ele não representasse as vogais, as quais seriam adicionadas mais tarde pelos gregos. Seu idioma era o fenício, que pertence ao grupo canaanita da família linguística semita.

Através do comércio marítimo, os fenícios espalharam o uso do seu alfabeto até ao Norte da África, à Península Ibérica e a outros pontos da Europa, que foi adoptado pelos antigos gregos, que o ensinaram aos etruscos, os quais, por sua vez, o repassaram aos romanos.
Birreme Fenício
Os fenícios realizavam o comércio usando “Galés”, embarcações movidas por remos e uma vela, sendo-lhes creditada a posterior invenção das embarcações “Birremes” e “Trirremes”.
Trirreme Fenício
Os navios fenícios eram as melhores embarcações da Antiguidade, com 2 ou 3 fileiras de remadores - daí os nomes “Birreme” ou “Trirreme” - com 32/35 metros de comprimento, que mais tarde seriam copiadas por gregos e romanos na disputa pelo domínio da navegação comercial e militar do Mediterrâneo.

a Lisboa Fenícia
A Lisboa Fenícia
Entre 1.200 a.C. e 1.100 a.C., os fenícios criaram as primeiras feitorias comerciais de caráter semi-permanente no litoral da Península Ibérica, tornando-se Alis Ubbo (Lisboa), Malaka (Málaga) e Gades (Cádiz) as mais antigas e importantes. Alis Ubbo significa “Enseada Amena” em fenício, e ao rio Tejo eles chamavam de Taghi ("boa pescaria”). 
Os romanos mudariam seu nome para Tagus e os árabes para Taghr. Com 1.007 km de extensão, o Tejo é o maior rio da Península Ibérica, sendo agraciado com o maior estuário da Europa (340 km²), tão amplo que é chamado de “Mar da Palha”. 
A principal actividade económica dos fenícios era o mercantilismo marítimo, realizado através de um intenso e permanente intercâmbio com as principais cidades gregas e egípcias, as ilhas de Creta, Chipre, Malta, Córsega, Sicília e Sardenha, e as tribos litorâneas da África Mediterrânica e da Península Ibérica.
Os fenícios contavam com uma frota de barcos mercantis e de guerra muito numerosa, o que lhes garantia a total soberania do Mediterrâneo, a imensa maioria de propriedade de ricos comerciantes que se utilizavam de remadores escravos. A base da organização política da Fenícia eram os clãs familiares, detentores da riqueza e do poderio militar, e suas capitais foram Biblos (1.200 a.C. - 1.000 a.C.) e Tiro (1.000 a.C. - 333 a.C.)


a Lisboa Cartaginesa 
Com o desenvolvimento da cidade de Cartago, também ela uma colónia fenícia, o controle de Lisboa passou para esta cidade. Durante séculos, fenícios e cartagineses desenvolveram Lisboa, transformando o que tinha sido um simples entreposto comercial num importante centro de comércio entre Cartago e as terras dos mares do Norte, como a Grã-Bretanha, onde eles mantinham uma feitoria na Cornualha, onde compravam estanho. 
Em Lisboa trocavam seus produtos manufacturados por metais, sal da região de Alcácer, peixe salgado e cavalos, sempre cobiçados e valorizados. Preferiam comercializar, do que tomar à força os locais onde negociavam.
Cartago, a capital do Império Cartaginês (actual Túnis, capital da Tunísia)

Os primeiros judeus chegaram a Lisboa com os fenícios, seus vizinhos. O hebreu é praticamente idêntico ao fenício e era raro o barco fenício que não transportava mercadores ou sócios da Judeia.
A vitória dos romanos sobre os cartagineses na “Batalha de Zama” (na actual Tunísia) em Outubro de 202 a.C., determinou o final da II Guerra Púnica, levando os cartagineses a sair da Península Ibérica. Lisboa foi então incorporada ao Império Romano, iniciando-se uma época na Europa que ficaria conhecida de “Pax Romana”. 
Os romanos chegaram a Lisboa em 205 a.C., quando ocuparam o povoado erguido no alto da mais alta das 7 colinas da cidade, aí erigindo uma acrópole. Da estratégica “Felicitas Julia Olisipo”, descrita por Plínio, o Velho, a presença romana é visível até hoje através de inúmeros achados arqueológicos: casas, teatros, fórum, circo, vias, pontes, cemitério, etc. 
Em 205 a.C. os romanos mudaram seu nome para “citânia” (cidade) Felicitas Julia, mas os Lusitanos sempre a chamaram de Olisipone (ou Olissipo). Já no tempo da invasão árabe seu nome mudou para Lishbuna (ou Ushbuna).

a Lisboa Romana
Olisipo, a Lisboa na época dos Romanos
Junius Brutus
Anos mais tarde, com a morte de Viriato em 139 a.C., e a rendição de Táutalo, seu seguidor, Decimus Junius Brutus Gallaicus iniciou a conquista final da Península Ibéria, em que os principais focos de resistência estavam concentrados entre a Serra da Estrela e a Galícia, na Espanha. 
Em Lisboa ele encontrou um reforço inesperado, quando a tribo celtibera dos Galérios que habitava a cidade, se aliou a Roma e mandou alguns milhares de guerreiros se juntarem às Legiões Romanas no combate aos Lusitanos e a outros povos Celtiberos como os Arévacos, Bastetanos, Vacceos, Vettones, etc.
guerreiro Galaico
Com o domínio destas regiões, Junius Brutus conseguiu que o Senado Romano recompensasse os habitantes de Lisboa com a atribuição da cidadania romana, um raro privilégio nessa época para os povos não italianos.
Com tudo isto, os Lusitanos se revoltaram de novo e atacaram Lisboa várias vezes, o que fez com que Junius Brutus mandasse construir um cerco de muralhas para proteger a área urbana.
Felicitas Julia, como a cidade passaria a ser chamada pelos romanos, também viria a beneficiar-se do estatuto de “Municipium” atribuído mais tarde pelo Imperador Júlio César, juntamente com os territórios à sua volta num raio de 50 km, o que lhe garantiu a implantação de diversos equipamentos urbanos (monumentos, termas, teatro, etc.), além de ficar isenta de pagamento de impostos a Roma, ao contrário de quase todos os outros “Castros” e povoados autóctones conquistados pelos romanos. 
A sua característica de "Oppidum" (a principal povoação de qualquer área administrativa do Império Romano, e onde os romanos concentravam as suas defesas estratégicas), resultou do tipo de terreno acidentado (7 colinas, tal como Roma), e da protecção natural oferecida pelo estuário do Tejo, além de um braço deste rio que então se desenvolvia a ocidente e penetrava profundamente no território.
O ouro e outros metais preciosos, além dos tesouros das tribos nativas da Lusitânia, foram então pilhados e levados para Roma. As minas de ouro e prata, como “Trêsminas” e “Jales” (ambas em Trás-os-Montes), que já eram conhecidas e exploradas pelos cartagineses, passaram obviamente a ser exploradas pelos romanos, de modo que toneladas destes metais preciosos deixaram a Península Ibérica.
Nessa época, Lisboa ainda ocupava apenas a actual área central da “Baixa” e a colina do Castelo. Para os romanos, a cidade de Felicitas Julia já era um importante porto e centro de comércio, de modo que assim continuou a ser usada, garantindo a ligação entre as províncias do Norte e do Mediterrâneo. Seus principais produtos eram o “garum” (um molho de peixe altamente apreciado pela elite romana), sal, vinhos, peixe salgado e os soberbos cavalos lusitanos.

as Galerias Romanas de Lisboa
“Galerias Romanas” de Lisboa
(construídas entre 35 a.C. e 25 a.C.)
Entrada das “Galerias Romanas” na Rua da Conceição, junto ao nº 77 – “Baixa” – Lisboa
(a visita - 20 min. duração - está aberta ao público desde 1986)
uma das “Galerias Romanas”
tradução desta lápide fixada nas “Galerias Romanas” de Lisboa:
“ Consagrado a Esculápio.
Marcus Afranius Euporio e Lucius Fabius daphnus, augustais, ao Município como oferenda deram.

Curiosidade 


A Lisboa romana foi um dos principais centros da introdução e desenvolvimento do Cristianismo na Península Ibérica. São Gens de Lisboa foi o “Primeiro Bispo-Mártir” de Lisboa, e não o “Primeiro Bispo de Lisboa” como muitos imaginam. Realmente, seu 1º bispo foi São Potamius (356 d.C.), que criou a “Diocese de Olissipo”.
Ermida da Senhora do Monte
(Mirante da Graça - Lisboa)
Conta a lenda que quando nasceu São Gens (lendário bispo-mártir do séc. IV d.C. da dominação romana), sua mãe morreu durante o trabalho de parto. E esta lenda está na origem de uma curiosa tradição lisboeta que ainda hoje é cumprida por muitas gestantes, em que a mulher grávida que quiser assegurar-se de que terá um parto bem sucedido, deverá sentar-se na "Cadeira de São Gens".
Esta cadeira de mármore está guardada na “Ermida da Senhora do Monte” - no alto do bairro da Graça, em Lisboa - e foi erguida no local onde supostamente este bispo foi martirizado.
Quem também se sentou neste cadeirão de pedra durante a gravidez do herdeiro do trono (Dom José I), foi a própria Rainha Dona Maria Ana da Áustria, esposa de Dom João V, o Magnânimo, mas mais conhecido nos bastidores como “o Freirático”, por seu conhecido apetite por jovens freiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário