Oficial Mecânico e Piloto Aviador.
Alistou-se em 1912 na Engenharia Militar.
Em 1917 parte para França integrado no C.E.P. (Corpo Expedicionário Português). Durante a sua estadia em França ingressa nos Serviços de Aviação do C.E.P., e frequenta a Escola de Mecânica de Saint Cyr e mais tarde a Fábrica Gnome-Rhone, e a Hispano-Suisse em Biaclomb. Após os cursos trabalha como mecânico na Esquadrilha 124, equipada com aviões “Spad”, tendo em 1918 feitoparte da referida esquadrilha que se bateu no Marne.
Preparou e deu assistência ao Breguet que efectuou os voos recorde Paris-Bruxelas-Amesterdão e Paris-Lisboa em 1920 e
participou na viagem aérea do Pátria, que ligou Lisboa a Macau, em 1924, e contribuiu para o êxito do voo nocturno do Argos sobre o Atlântico Sul (Lisboa-Rio de Janeiro-Pará) em 1927 onde durante o referido voo teve de intervir no funcionamento de um dos motores. Em reconhecimento do seu valor excepcional e abnegada dedicação ao serviço, pôde tornar-se oficial piloto sendo promovido a tenente em 1928 e em 1935, tomou parte no cruzeiro aéreo ao ultramar. Foi distinguido com os graus de Cavaleiro e Oficial da Torre e Espada.
Colaboração de Madiba P. Moreira
Sem comentários:
Enviar um comentário