terça-feira, 10 de outubro de 2017

JORGE DE SOUSA GORGULHO

Nascido em Lisboa a 30 de Novembro de 1894, frequentou o Colégio Militar e ingressou posteriormente na Escola de Guerra, onde se especializou em Cavalaria. Ainda enquanto alferes de cavalaria ingressa, por sua vontade, no serviço de Aviação Militar. Fez assim parte do primeiro curso da Escola Aeronáutica Militar, que teve lugar em Vila Nova da Rainha tendo a par de Sarmento Beires recebido o seu diploma de piloto a 10 de maio de 1917 . O seu primeiro voo teve lugar a 16 de Outubro de 1916 que foi o mesmo dia em que iniciou a sua instrução de pilotagem.
Ofereceu-se para fazer parte da Esquadrilha Expedicionária a Moçambique, embarcando no vapor Moçambique em Julho de 1917 e desembarcando naquela colónia, em Mocímboa da Praia, a 3 de Agosto desse ano. 
A 7 de Setembro foi o primeiro português a efectuar um voo em terras africanas. Contudo, no dia seguinte, o Farman F40 que pilotava caiu e incendiou-se, provocando a sua morte prematura, morrendo cinco horas depois da queda, sendo assim o primeiro piloto português a morrer em território africano.


Colaboração de Madiba P. Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário