quinta-feira, 8 de junho de 2017

ALBERTO LELLO PORTELA

Nasceu na freguesia de Fontes, do concelho de Santa Marta de Penaguião, em 10 de Junho de 1893, tendo falecido em Setembro de 1949. 
Começou os estudos em Lamego e continuou os mesmos em Coimbra, onde ingressou na Escola de Guerra, seguindo a arma de Cavalaria, onde a dado momento optou pela aviação.
Foi para Inglaterra, com Óscar Monteiro Torres e António de Sousa Maya. 
Como alferes participou numa esquadrilha de observação inglesa e, depois disso, num grupo de caças francês, tendo feito mais de 80 horas de voo sobre as linhas inimigas. Em 1917 era já tenente e foi promovido por distinção a capitão , por feitos em campanha. Participou em 22 combates e obteve três retumbantes vitórias, a ponto de ser três vezes citado na Ordem do Exército francês e na do Grupo de Caças 21, onde prestava serviço. 
Foi quem fez o primeiro "raid" aéreo de Paris a Lisboa. 
Quando regressou a Portugal, tomou parte activa na política, tendo sido várias vezes deputado e após a revolução de 19 de Outubro assumiu o cargo de Governador Civil de Lisboa. Começou por apoiar o partido evolucionista e, posteriormente, passou se para o liberal, ao lado de António José de Almeida e de António Granjo. Era um republicano fervoroso e por isso se bateu fortemente contra os monárquicos, em Santarém, e contra os arruaceiros de Lisboa.
Como interveniente na Guerra de 1914 defendeu na imprensa da época as causas da revolução e escreveu, sob o pseudónimo, o livro "1918" que assinou como Heliófilo. 
Em 1922 voltou a França e tirou o curso do Estado-Maior na Escola de Guerra, de Paris, tendo sido condiscípulo e amigo íntimo de De Gaulle. 
Exerceu as funções de adido militar em França, durante oito anos e em 1937 aquando das manobras do Alentejo, comandou a Aeronáutica do Corpo do Exército. 
Em 21 de Julho de1937 foi promovido a Tenente-Coronel e, no ano seguinte, passou à reforma.
Além de aviador distinto era também um crítico e analista das questões militares, onde sobre estas escreveu, regularmente nos jornais "O Século" e "A Voz". Fundou o semanário "O Sol", onde juntamente com seu irmão, o Dr. Raúl Lello Portela, estudava os grandes problemas militares. 
Foi condecorado com a Cruz de Guerra de 1ª Classe, Cruz de Guerra Francesa com três palmas, Legião de Honra, Medalha de Bons Serviços em Campanha.
Informação retirada do I Volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses da Editora Cidade Berço

Colaboração de Madiba P. Moreira 



Madiba P. Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário