quinta-feira, 20 de abril de 2017

COMPLEXO ARQUEOLÓGICO DOS PERDIGÕES


Personagens terrenas ou divinas, representações ou entidades vivas, estas figurinhas introduzem pela primeira vez na arte Pré-Histórica um corpo humano fortemente subordinado ao naturalismo e relembram que o esquematismo vigente na época resulta inequivocamente uma opção estética e não de qualquer incapacidade técnica.    

O Complexo Arqueológico dos Perdigões tem mais de 16 hectares de superfície, datado do Neolítico Final e Calcolítico, ou seja, com uma idade compreendida entre os anos 3500 e 2000 a.C.

Enfim, é um importante conjunto pré-histórico com cerca de 5000 anos, constituído pelos vestígios de um santuário megalítico, incluindo diversos menires e um extenso povoado – incorporando um cemitério com imensas sepulturas.
Complexo ou, Núcleo, que se situa a 5km da Herdade do Esporão, e a 2 Km a Nordeste de R. de Monsaraz. É formado por fossos concêntricos escavados na rocha que culminam num centro geométrico, o Complexo Arqueológico dos Perdigões revelou uma necrópole e um recinto cerimonial megalítico.
Este importante local suscitou o interesse da comunidade científica internacional, tendo-se convertido numa referência para a investigação da pré-história europeia
De acordo com o arqueólogo António Varela, responsável pelas escavações, foi encontrado um importante conjunto de ídolos em marfim, numa área de acumulação de restos humanos cremados. Desse conjunto, destacam-se cerca de 20 estatuetas em marfim, datadas de meados do 3º milénio a.C., que terão à volta de 4.500 anos.
Esta descoberta, coloca assim, os Perdigões como o complexo arqueológico com a maior quantidade de objectos em marfim no contexto da pré-história portuguesa. 
Estas estatuetas normalmente representam características masculinas, de grande realismo e beleza estética. 
Os recintos dos Perdigões relacionam-se com o apogeu das primeiras sociedades camponesas europeias, que desenvolveram grandes e complexos povoados ou centros cerimoniais, que agregavam comunidades de vastos territórios.
Este conjunto pré-histórico compreende uma vasta área, e é composto por um extenso conjunto de recintos concêntricos delimitados por grandes fossos, escavados na terra e na rocha, por necrópoles (cemitérios) e um cromeleque de menires associados a recintos cerimoniais circulares, compostos por grandes blocos de pedra colocados ao alto. Construído por comunidades neolíticas e da idade do cobre, este sítio terá tido um grande simbolismo para as comunidades que habitavam aquela área, tendo sido utilizado para práticas funerárias, relacionadas com o culto dos mortos e dos antepassados. A vida no recinto dos perdigões estendeu-se por mais de 1.500 anos.
“Local de vida e de morte, o Complexo dos Perdigões nasceu e cresceu num anfiteatro natural aberto à paisagem do vale da Ribeira do Álamo e ao sol nascente num horizonte dominado por Monsaraz. Ali se congregaram pessoas, vindos de longe, trazendo consigo objectos e produtos. Ali se trabalhou arduamente no levantamento de menires e escavação de profundos fossos que delimitavam grandes espaços, criando trajectos e impondo perspectivas de grande significado. Ali se viveram quotidianos. Mas quotidianos particulares carregados de simbolismos e de cerimoniais que nos falam de um mundo distante do nosso. Um sítio onde a vida vivia a morte. Onde o tratamento concedido ao corpo humano obedecia a práticas que primeiro nos surpreenderam para, em seguida, nos interessarem. Um sítio repleto de sentidos que nos transporta para outras formas de estar no mundo, de o conceber e de o representar.”

Este espaço só pode ser verdadeiramente compreendido juntamente com a paisagem que o rodeia, revelando um excepcional conhecimento do território e uma planificação patente na clara intencionalidade da sua arquitectura. O Complexo Arqueológico dos Perdigões compreende diversos espaços, entre os quais uma necrópole, e, já no seu exterior, um recinto cerimonial megalítico. Espaço de socialização ligado ao sagrado e não apenas um espaço de vivência quotidiana.
Os Perdigões foram implantados num anfiteatro natural aberto a Este, ao sol nascente no horizonte de Monsaraz, para onde toda a visibilidade é dirigida pela condicionante topográfica. Ao longo do tempo os seus recintos foram construídos tendo a preocupação de orientar entradas ao nascer do Sol nos Solstícios de Verão e de Inverno. Trata-se de uma Arquitectura de fundamento astronómico, que incorpora e expressa aspectos centrais nas visões do mundo de que a construiu e vivenciou.


Solstício de Verão no Complexo Arqueológico dos Perdigões

O Complexo dos Perdigões possui diversos espaços, entre os quais uma necrópole, e, já no seu exterior, um recinto cerimonial megalítico. O impacto exercido pelos Perdigões no território e, particularmente, sobre o restante povoamento da ribeira do Álamo, indica-nos que este poderá ter sido sobretudo um espaço de socialização ligado ao sagrado e não apenas um espaço de vivência quotidiana.
Local de vida e de morte, o Complexo nasceu e cresceu num anfiteatro natural aberto à paisagem do vale da Ribeira do Álamo e ao sol nascente, num horizonte dominado por Monsaraz.

O ciclo solar ganha ainda maior relevância para as comunidades pré-históricas quando estas se tornam progressivamente mais dependentes do ciclo agrícola. Base para a medição cíclica do tempo (como o seria também a Lua), o nascer e pôr-do-Sol é também metáfora para a vida e a morte, para o nascimento e desaparecimento, para o perpétuo renascimento, para o eterno retorno.
Nascente foi assim sempre uma orientação significante para as comunidades neolíticas, que para esse quadrante cardeal orientaram os seus monumentos megalíticos funerários, os seus cromeleques e outras construções, como alguns recintos de fossos. Alguns destes, mais do que simplesmente expostos a Nascente, marcaram com as suas arquitecturas momentos importantes dos calendários solares, como são os solstícios e os equinócios.
É o caso dos recintos exteriores dos Perdigões, cujas entradas estão orientadas aos solstícios de Verão e de Inverno, ao nascer do sol. Os primeiros raios da manhã penetrariam assim no local por estas entradas, no dia mais longo e no dia mais curto do ano, alturas em que possivelmente estes dias já seriam assinalados com momentos de festa ritualizada, agregando pessoas da região e de fora dela.
Há mais de 5 mil anos, os Perdigões eram um importante santuário para onde convergiam populações vindas de várias regiões, para aí realizar rituais ligados à morte, ao culto dos antepassados e ao mundo simbólico. Foi encontrado ainda um local de deposição de crânios humanos, alguns deles com sinais de que foram queimados. 
Pelos achados de cerâmica não campaniforme, detectou-se contacto com o Sul de Portugal, Estremadura Espanhola e Andaluzia Ocidental. Nos achados de conchas marinhas, o contacto com povos do mar.


Por:

Sem comentários:

Enviar um comentário