Evaristo José Cutileiro
Nasceu em Évora a 19 de Novembro de 1864
Faleceu Covilhã a 9 de Setembro de 1913.
Médico, Formado na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, exerceu clínica, não só na capital como na sua terra natal, tendo-se destacado no tratamento da tuberculose e doenças do aparelho respiratório, com grande empenho e dedicação não exercendo a profissão com um mero acto de ganância; de uma simplicidade extrema faz realmente o bem por um irresistível impulso do coração, o que o torna querido e benquisto.
Intransigente e honesto, foi chefe do Partido Republicano em Évora e membro fundador do Centro Republicano Democrático Liberdade.
Foi o candidato natural do Partido Republicano a todas as eleições realizadas em Évora, até a saúde lho permitir.
Jornalista de invulgares qualidades e recursos, ajudou a criar o periódico “Voz Pública”, de que foi também proprietário, tendo colaborado em diversos outros jornais da cidade. Gozava de enormes simpatias e dum prestígio extraordinário entre as classes trabalhadoras, porque consagrava a maior parte da sua acção política e profissional à defesa do bem-estar dos mais desprotegidos, onde principalmente contava com as simpatias das classes do trabalho.
Sendo um doente com crises cíclicas de diabetes, tal impediu de atingir o topo da hierarquia republicana, ideal que abraçou desde muito novo.
Já bastante doente, ainda aceitou ser o redactor principal e administrador do semanário republicano “O Cidadão”, que se publicou em Évora entre 1911 e 1915. Manteve-se nessas funções durante pouco mais de um ano.
Veio a falecer no Sanatório da Covilhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário