sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

ERNESTO CABRITA

Ernesto Augusto Cabrita e Silva


Nasceu em Alvito em 23 de Março de 1856
Faleceu em Portimão a 14 de Abril de 1928.

Médico, formou-se também na Escola Médica de Lisboa, que brilhantemente concluiu em 1906.

 Pode dizer-se que fez da sua profissão um nobre e elevado sacerdócio, pois que ninguém será capaz de o exceder em abnegação e em desinteresse.
 Republicano de princípios, foi paralelamente um bom e um forte exemplo de quem já praticava o “sentido” Republicano de uma forma simples e prática: amando e protegendo os humildes, a auxiliando e animando os deserdados da sorte.
Despido de todas as vaidades, foi em Tavira um verdadeiro ídolo, cujo prestígio tanto e tão bem se reflecte no bom nome da ideia republicana.
Durante vários anos foi presidente da Comissão Municipal Republicana de Portimão, esforçando-se por incutir na população os valores democráticos, combatendo as perseguições pessoais e os prejuízos materiais que muitas vezes aconteciam nas lutas políticas acesas que se seguiram à implantação da República.

Integrou a Comissão Distrital Republicana de Faro antes da implantação da República.

Implantada a República foi convidado para exercer vários cargos de distinção, o que sempre recusou, preferindo levar a vida à cabeceira de doentes a ter de pôr-se em evidência numa política que ele amava mais pelas afinidades do seu espírito culto que pelos benefícios materiais.

 Médico de clínica geral, durante mais de 40 anos exerceu a sua profissão, enfrentando sempre inúmeras dificuldades. Devido à doença que o reteve durante meses numa cama extinguiu-se uma vida profissional que exerceu, com competência e com carinho durante mais de quarenta anos .  Faleceu sem grandes recursos económicos

Sem comentários:

Enviar um comentário