José Estevam Brosselard de Vasconcellos
Nasceu em Olhão a 13 de Novembro de 1869.
Faleceu em Lisboa a 15 de Maio de 1917.
Formou-se em medicina em 1894 pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa.
Ainda como estudante aderiu ao Partido Republicano Português. Pertenceu, como tantos outros, à geração académica que em 1890 tentou a mudança de instituições, e foi por essa mesma época um dos mais audazes colaboradores de vários órgãos da imprensa (partidária) como “A Vanguada” “A Pátria” e “O Mundo”.
Franco e lealíssimo no trato, os seus sentimentos republicanos levaram-no bem cedo à evidência, conquistando graças ao talento e ao trabalho os máximos postos do Partido.
Em 1900 foi presidente da Comissão Municipal Republicana, em 1902 foi eleito membro do Directório do Partido Republicano. Como membro do Directório, numa crise difícil da vida democrática, revelou incontestáveis dotes de mando, ao mesmo tempo que soube afirmar sempre a sua tolerância e a sua altivez de carácter.
Como médico, exerceu até 1910 funções de médico municipal em Vila Real de Santo António, o que lhe deu a oportunidade de reorganizar o Partido Republicano no Algarve. Em 1908 foi eleito deputado por Setúbal e é dele a proposta de Lei de Acidentes de Trabalho, que viria a ser aprovada e com grande repercussão na Europa, por ser muito progressista para a época.
Já depois da implantação da República, teve vários cargos políticos, como, ministro do Fomento e Senador pelo distrito de Beja.
Sem comentários:
Enviar um comentário