terça-feira, 19 de junho de 2018

RETALHOS HISTÓRICOS - TURQUIA


No princípio era tudo escuridão e vazio. Então Deus resolveu criar a luz. Fez as estrelas que cintilam, e o Sol, e a Lua que brilha à noite. Fez o dia e a noite, o mar e a terra…

O DILÚVIO


ERA UMA VEZ…
Noé era um homem bom. Mas os homens e as mulheres que viviam no tempo de Noé faziam muitas maldades. Deus estava arrependido de os ter criado, e resolveu castiga-los. As únicas pessoas que pouparia seriam Noé e a família.
Deus disse a Noé para construir um barco enorme, chamado “arca”. O barco devia ter três andares suficientemente espaçosos para nele caberem não apenas Noé e a família, mas pelo menos um casal de cada espécie de animais.
Noé fez o que Deus lhe disse. E Deus fechou a porta da arca. Depois mandou chover. Choveu durante 40 dias e 40 noites e toda a terra ficou alagada. Quando a chuva parou, a água tinha subido mais alto que as montanhas. E toda a gente se tinha afogado.
Devagarinho, as águas começaram a baixar e a escoar-se. E, a dado momento, a arca encalhou no cimo de uma montanha chamada Ararat. Noé não sabia se podia ou não sair da arca, sem perigo. Abriu um postigo e soltou uma pomba. Da primeira vez, a pomba não encontrou árvores onde pousar, e por isso voltou à arca. Sete dias depois, Noé soltou-a de novo. Desta vez ela voltou com um raminho verde de oliveira no bico. Noé compreendeu então que a terra estava enxuta. Esperou outros sete dias, e soltou a pomba pela terceira vez. Agora ela já não voltou.
Noé disse a todos; “Vamos desembarcar.” Animais e pessoas deixaram a arca, ansiosamente. Deus abençoou Noé e a família. Disse-lhes que cuidassem uns dos outros, que não brigassem nem se matassem. Disse também que queria fazer uma aliança com os homens e por causa disso nunca mais voltaria a inundar a Terra. Nesse momento Noé ergueu os olhos e viu um lindo arco-íris estendido pelo céu. Deus disse: “Este é o sinal da minha aliança com todos os homens.”

DISSERTANDO…

A temática mitológica do dilúvio é generalizada entre muitas culturas em redor do Mundo porquanto, a água é descrita como uma medida ou purificação da humanidade.
Muitos povos relatam inundações diversas. Qual a primeira e verídica?!...
- Malásia - Na floresta tropical de Chewong conta-se que os nativos acreditavam que o Mundo em que viviam se virava de cabeça para baixo e que tudo era inundado e destruído. Só o criador Tohan poderia evitar tal catástrofe.  
- Laos e Tailândia - Relata-se que os povos denominados de Thens viviam há muito tempo no alto do reino, enquanto os senhores do baixo mundo, que eram três grandes homens, Pu Leng Seung, Khun K´na e Khum K´et, viviam na parte rasa. Os Then zangados com os três grandes homens provocaram um dilúvio. Com a construção de uma grande jangada, os senhores do baixo mundo salvaram-se.
- Grécia - Deucalião, avisado por Prometeu, construiu uma caixa de madeira, encheu-a de “tudo o que era necessário” e entrou nela com Pirra. O rei dos deuses (Zeus), despejou dos céus chuvas torrenciais, inundando a maior parte da terra. Deucalião e Pirra flutuaram nessa caixa durante nove dias e nove noites e chegaram finalmente ao monte Parnaso. O tal dilúvio da Atlântida!...E aqui, na Grécia, conta-se com outro dilúvio, quando Poseidon levantou as águas do Mar Egeu e inundou a planície de Elêusis e Atenas, por um longo período.
- Egipto - As tradições egípcias referem uma outra grande inundação. Um texto funerário descoberto na tumba do Faraó Seti I conta a destruição da humanidade pecadora feita por um dilúvio. O dilúvio de Sangue contado pelos egípcios também se baseava no julgamento pela iniquidade, da mesma forma como foi o dilúvio narrado pelos mitos chineses, que Yu decidiu acalmar.
- Índia - Há mais de três mil anos um sábio chamado Manu salvou um peixe, mal ele sabendo tratar-se do deus Vichnu. Vichnu, agradecido a Manu, avisou-o do dilúvio que estava para acontecer e, assim, enviou-lhe um grande navio. Logo após o carregamento do navio com animais e plantas, o oceano subiu e submergiu tudo, ficando o navio à tona da água até baixar de vez.
- Perú - Virachoa, dos mitos peruanos, insatisfeito com os gigantes, destruiu-os com um dilúvio, à semelhança dos 4 versículos iniciais de Génesis.
A hipótese literal de um dilúvio mundial, como descrito em Génesis, é incompatível com a compreensão moderna da história natural, especialmente a geologia e a paleontologia.
Com algum fundamento científico põe-se a hipótese no aumento do nível do mar após o fim da era do gelo e, numa outra versão, refere-se que um meteoro ou, cometa, tivesse caído no oceano Índico por volta de 3.000 a 2.800 A.C., entre outras!

ARARATE



Ararate é a montanha mais alta da Turquia com dois picos, o Grande Ararate com 5.137 m, e o Baixo Ararate com 3.896 m.
A montanha Ararate na tradição judaico-cristã, está associado com as “Montanhas do Ararate”, onde segundo o Livro de Génesis, a Arca de Noé estaria supostamente localizada.
Esta montanha é reverenciada pelos arménios como um símbolo da sua identidade nacional desde 1991, sendo apresentado no centro o seu brasão de armas. 

TURQUIA – PANORAMA HISTÓRICO



Ruínas de Göbekli Tepe - Sítio arqueológico, local de culto, construído por caçadores-colectores no décimo milénio A.C., antes do advento do sedentarismo. Revolucionou o conhecimento do neolítico e as teorias sobre o início da civilização. 
Cidade de Tróia - Situada em Hisarlik, na Anatólia. Uma nova cidade foi fundada no sítio no reinado do imperador romano Augusto. Floresceu até o estabelecimento de Constantinopla, e declinou
gradualmente durante os tempos bizantinos
Templo Ártemis - Uma das sete maravilhas da antiguidade. Construído em 550 A.C., por construtores gregos e lídios. Foi destruído em 356 A.C. por Heróstrato e em 262 pelos Godos. Situa-se em Selçuk.

Mausoléu Halicarnasso  - Uma das sete maravilhas da antiguidade. Construído em 351 A.C., por construtores gregos e persas. Foi destruído nos séculos XII e XV com sismos. Situa-se em Bodrum.
  Biblioteca de Celso - Edifício romano situado em Êfeso. Foi construído em homenagem ao senador romano Tibério Júlio Celso Polemeano em 110 D.C. A biblioteca foi construída para armazenar 12.000 rolos, e para servir como mausoléu para Celso. 

Basílica Santa Sofia – Construída em 532 D.C. pelo Império Bizantino para ser a Catedral de Constantinopla. 
Foi a maior catedral do Mundo durante mil anos, até que a catedral de Sevilha fosse completada em 1520. 
Construída por ordem do imperador Justiniano I Em 1453, Constantinopla foi conquistada pelo império Otomano sob o Sultão Maomé II, o Conquistador, que ordenou que o edifício fosse convertido numa mesquita.
Mesquita Azul - Mesquita Otomana. Construída entre 1609 e 1616. Única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. O Sultão Amade quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita que a igreja de Santa Sofia.
PAMUKKALE - Castelo de Algodão - Piscinas termais de origem calcária. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbono de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino. 


CHAMINÉS DE FADAS


Recolha de informação: Children´s Bible e diversos artigos.
Do Amigo


Sem comentários:

Enviar um comentário