sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ANTÓNIO GOMES

António Luís Gomes

Nasceu a 23 de Setembro de 1863 na cidade do Porto
Faleceu a 28 de Agosto de 1961 na cidade do Porto
Enquanto estudante foi dirigente da Associação Académica de Coimbra durante 4 anos
Formado em Direito na Universidade de Coimbra em 1890, onde tomou o grau de doutor de capêlo,( trata-se de uma túnica, pendente dos ombros até a altura do cotovelo, somente usado pelos Reitores, Chanceleres e Doutores usado nas cerimónias de carácter oficial da Universidade).
Graças á sua honestidade e ao seu talento, a sua figura moral esplende com efeito entre as que mais brilham na Democracia Portuguesa, bem justificando por isso o respeito e os seus camaradas em Ideal.

Membro efectivo do Directório eleito no Porto em 1906.

Com a proclamação da Republica Portuguesa, foi escolhido para o cargo de Ministro do Fomento no Governo Provisório, tendo tido um papel fundamental para a estruturação do novo regime português.

Foi embaixador de Portugal no Brasil em 1911, tendo como missão restabelecer as relações diplomáticas, com aquele jovem país, objectivos que conseguiu em 1912, o que lhe deu grande prestígio.

Foi reitor da Universidade de Coimbra entre 1921 e 1924 (única universidade portuguesa).

Em 1957,com 94 anos, e como único membro vivo do Governo Provisório da Republica Portuguesa, presidiu ao Primeiro Congresso Republicano que se realizou n acidade de Aveiro.

Foi porventura um dos homens de maior prestígio do Partido Republicano.

Sem comentários:

Enviar um comentário