quarta-feira, 10 de agosto de 2011

FRANÇA BORGES


França Borges
Nascido em Sobral de Monte Agraço a 10 de Janeiro de 1871.
Educado na escola de Alves Correia de quem foi fiel amigo e companheiro.
Foi director do Mundo, que na imprensa republicana portuguesa ocupava o mais glorioso e avançado posto de combate.
Novo, inteligente e intrépido, a sua curta vida vida jornalística constituiu uma página brilhantíssima, que nem as persiguições acintosas do poder nem os ódios encarniçados dos adversários, conseguiu esquecer ou poluir.
Tendo experimentado todos os actos de força, desde a censura prévia até a prisão e a busca domiciliária, uma nova afronta todavia ainda lhe estava reservada, com a suspenção arbitrária e violenta do seu jornal, ddecretada em 23 de junho de 1907 pelo governo regenerador-liberal.Será a propósito dificil de explicar por que o Mundo e o seu director mereceram tão severas repressões.Mas o facto tem, pelo menos, uma explicação, e a explicação salta aos olhos: o Mundo foi e será o espectro da monarquia e dos monárquicos, e os espectros, em regimes como o que então vigorava, não podiam e não deviam clamar que a Republica, cuja alvorada surgia já no horizonte, buscando redimir a Pátria Portuguesa.
O Mundo insistiu não obstante? O caminho estava indicado: foi o exílio, foi a expulsão de terra estranha, foi o calix da amargura numa palavra….
Glória e honra aos que lutam e se sacrificam pela Liberdade

Por: Aníbal de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário