segunda-feira, 29 de março de 2010

TEÓFILO BRAGA- PRESIDENTE DA REPÚBLICA


1º. Presidente do Governo Provisório da República Portuguesa

(5 Outubro de 1910-24 Agosto 1911)

Joaquim Teófilo Fernandes Braga nasceu em Ponta Delgada, 24 de Fevereiro de 1843.
Faleceu a 28 de Janeiro de 1924 em Lisboa na Travessa de Santa Gertrudes.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, fixa-se em Lisboa em 1872, onde lecciona literatura no Curso Superior de Letras (actual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

Estreia-se na literatura em 1859 com o livro de versos Folhas Verdes

Da sua carreira literária contam-se obras de história literária, etnografia (com especial destaque para as suas recolhas de contos e canções tradicionais), poesia, ficção e filosofia.

É activo na política portuguesa desde 1878, ano em que concorre a deputado pelos republicanos federalistas. Exerce vários cargos de destaque nas estruturas do Partido Republicano Português.

Em 1 de Janeiro de 1910 torna-se membro efectivo do directório político, conjuntamente com Basílio Teles, Eusébio Leão, José Cupertino Ribeiro e José Relvas. A 28 de Agosto de 1910 é eleito deputado por Lisboa, e em Outubro do mesmo ano torna-se presidente do Governo Provisório.

Nota: A mudança do regime, pela via revolucionária, aconteceu na madrugada de 4/5/1910,recebendo nessa altura a confiança dos correligionários para ocupar este Alto Cargo
Torna-se mais tarde, (1915) na "RepúblicaVelha " Presidente substituto, designado para terminar o mandato de Manuel de Arriaga, que se havia demitido do cargo

Teófilo Braga foi eleito pelo Congresso, a 29 de Maio de 1915, com 98 votos a favor, contra um voto de Duarte Leite Pereira da Silva e três votos em branco. Presidente de transição, face à demissão de Manuel de Arriaga, cumprirá o mandato até ao dia 5 de Outubro do mesmo ano, sendo substituído por Bernardino Machado.


Por: Aníbal de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário