quarta-feira, 7 de março de 2012

CRIAÇÃO DO DISTRITO DA LUNDA

A Conferência de Berlim realizada em 1885, para além de determinar a partilha do continente Africano entre as principais potências colonizadoras da época, nomeadamente Inglaterra, Alemanha, Bélgica, EUA e França, constituiu o ponto de partida da grande aventura da burguesia europeia visando a exploração da Africa.

Mapa de 1889
 A partir do século XVIII, multiplicaram-se os interesses europeus em Angola motivados pelo rápido desenvolvimento do capitalismo industrializado e pelas independências das Américas, afim de criarem zonas de influência para a obtenção de matérias-primas e escoamento de produtos. Assim, o império Lunda situado no coração de Africa Central (entre os paralelos 06º 30º e 11º 30º´ à sul e os meridianos 17º 30º`e 22º 30` à este), recebe várias expedições destacando-se a de David Livingston, enviado pela London Missionary Society em 1840, a Verney Lovott Camaron, do alemão Otto Schuth em 1887, de Max Bucher em 1879 e a mais célebre dos Portugueses ao Mussumba de Muachianvua, comandada pelo Major Henrique Augusto Dias de Carvalho, entre 1884 à 1887, partindo de Malange, já colónia de Angola.

Comissão de delimitação da Lunda
Henrique Augusto Dias de Carvalho, assinou ao longo da sua expedição vários tratados de protectorados com chefes Lunda-Tchokwes, sendo os mais importantes com Xa-Mutepa, Caungula, Muachissengue e Muachianva Mucanza Samaliamba, este último na mussumba a 18 de Janeiro de 1887.
No âmbito da organização e direcção das operações militares de ocupação colonial portuguesa, foi criado através do Decreto de 13 de Julho de 1895, o Distrito da Lunda, tendo Capenda-Camulemba como sede capital e em 1905, 1907 e 1912, são fundados sucessivamente os postos de Caungula, Camaxilo e Mona-Quimbundo.
Em consequência das reformas administrativas da potência colonizadora (Portugal), a Lunda toma em 1917 o carácter de Distrito Militar com sede em Saurimo e a 20 de Abril de 1929, Saurimo recebe a denominação de Vila Henrique de Carvalho, em homenagem ao chefe da expedição portuguesa, também primeiro Governador do novo Distrito. Em 28 de Maio de 1956, a Vila Henrique de Carvalho é elevada à categoria de cidade através do Diploma Legislativo nr. 2757. Dois anos depois da proclamação da independência nacional, a Lunda foi por força do Decreto nr. 48/78, do Conselho da Revolução, dividida em Lundas-Norte e Sul.

Monumento a Henrique de Carvalho
Um dos maiores acontecimentos históricos ocorridos foi a guerra entre os três irmãos Txinguiri, Txinhama e a irmã, a rainha Lueji, por esta ter casado com Txipinda Ilunga, um caçador de etnia inferior, quebrando assim a lei do império. Outro acontecimento de realce foi a grande resistência deste povo, contra a penetração colonial portuguesa.

Partilhado por Pedro DinisPIL

Sem comentários:

Enviar um comentário