sexta-feira, 1 de junho de 2012

HENRIQUE CARVALHO MEMÓRIAS DE UM EXPLORADOR

Em Maio de 1884, o Major Augusto Henrique Dias de Carvalho iniciou a partir de Malange (Angola) uma longa e dura expedição, cujo objectivo era atingir a Mussumba (a Corte) do império Lunda, situada na actual República Democrática do Congo. Dessa viagem, que durou cerca de quatro anos, resultou a constituição de colecções científicas no âmbito da etnografia, fauna, e flora, o registo de observações meteorológicas, um álbum fotográfico e a publicação de uma obra em oito volumes. Nesta exposição mostram-se alguns documentos, mapas, fotografias e objectos que constituíram a preparação e o resultado dessa expedição.
Exposição patrocinada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projecto “EXPLORA – A Colecção Henrique de Carvalho: Património Museológico e Construção de Saberes nos Finais do séc. XIX” (POCI/HEC/60706/2004 e PPCDT/HEC/60706/2004).
Catálogo
2011
Entre 1884 e 1888 o Major Henrique Dias de Carvalho empreendeu uma expedição científica, diplomática e comercial à Lunda (Angola). Durante essa viagem recolheu uma importante colecção etnográfica que ofereceu ao Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa. Neste catálogo divulgam-se os objectos Chokwe, Lunda e Kongo dessa importante colecção.

A ver na, Sociedade de Geografia de Lisboa Rua das Portas de Santo Antão, 100 - Lisboa



1 comentário: